Tema: Equilíbrio Ecológico
Objetivos: - Estimular mudança de hábitos e atitudes que levam à diminuição da degradação ambiental, promova melhoria da qualidade de vida e reduzindo a pressão sobre os recursos ambientais
Turmas: 4º ano C e D 5 ºA e B 6º A da escola Francisco Meireles
Recursos Humanos: professores e profissionais da área em questão, alunos
Recursos Didáticos: Computador, data show, TV e DVD, Filmes e Documentários, jornais, papel Kraft, pincel atômico, giz de cera, papel sulfite, cartolina, lápis de cor, régua, tesoura, cola, caneta hidrocor, rádio, materiais educativos de divulgação e outros
Duração das atividades: 10 a 15 aulas de 1 hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Não é necessário nenhum conhecimento.
Recursos das aulas: sala de aula, pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite o desenvolvimento da atividade
1º momento Leituras de textos informativos, filmes, documentários, Jornais e rodas de conversa que posso oportunizar a reflexão acerca da importância da diminuição da degradação ambiental e uma melhora da qualidade de vida.
2º momento: observar na escola as degradações do meio ambiente, proporcionar experiências de práticas ecológicas, diminuição da produção de lixo, mantendo nosso local de aulas limpo.
3º momento: soluções de como utilizar os meterias recicláveis encontrados na escola: Proporcionar por meio de jogo a confecção do material, a integração e a cooperação entre os educandos. Ex: construção de um canteiro na horta escolar, brincadeira de pets com os materiais recicláveis (garrafa, tijolo, madeira)
4º momento: confecção de brinquedos, o aluno escolherá o brinquedo que deseja confeccionar, ou por sala. Exemplos de brinquedos e como fazer:
Bilboquê
Amasse o papel até formar uma bolinha. Envolva a bolinha de papel com fita crepe e pinte. Corte cerca de um metro de barbante e cole uma das pontas na bolinha, com fita crepe. Pinte o copo e faça um furinho na base. Passe o barbante pelo furinho (de fora para dentro do copo), dê um nó e use fita crepe para fixar.
Vai e Vem
Material: garrafa pet, corda de varal, duréx colorido e fita adesiva
Primeiramente corta-se o bocal de duas garrafas pets (1º passo) conectando-as pela base usando uma fita adesiva larga (2º passo). Corta-se uma corda de varal ao meio, de aproximadamente 10m (3º passo), fazendo um laço nas extremidades das 4 pontas para servir de empunhadura(4º passo). Por fim, passa-se as cordas por dentro dos bocais de pet (5º passo) e está pronto o vai e vem de garrafa pet. Os bocais podem ser decorados com duréx colorido.
Cavalinho de pet
Material: cabo de vassoura, duréx colorido, barbante, garrafa pet e canetinha
O primeiramente é preciso pegar uma garrafa de pet e dobrá-la pela metade como se fosse encontrar o bico da garrafa com o seu fundo. Em seguida, passa-se um duréx colorido no entorno da garrafa para mantê-la neste formato. Encaixe o bocal da garrafa na ponta de um cabo de vassoura e está pronto o cavalinho. Caso queira, pode-se decorar o cavalinho desenhando olhinhos com canetinha e amarrando um barbante no cabo de vassoura para servir de arreio.
5º momento: na STE, digitar as produções de texto a cerca dos conhecimentos adquiridos, e através dos jogos educacionais: jogo do material reciclável.
6º momento: Exposição dos cartazes no pátio da escola e apresentação dos Slides no Datashow aos demais alunos.
7º momento: Avaliação será realizada em todos os momentos, estará sendo avaliado, comportamento, participação nas atividades, repercussão dos brinquedos confeccionados, demonstração do aprendizado através de posicionamentos que favorecem a não degradação ambiental e resultados positivos através de relatos nos textos e nos cartazes produzidos sobre a melhoria de qualidade de vida.
Referência do material pesquisado:
Livro A horta escolar Dinamizando o currículo escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário